Vinho Tinto Bouza Monte Vide Eu 2020
ou
A família Bouza imigrou da Espanha em meados do século XX e, no começo dos anos 2000, comprou uma vinícola próxima a Montevidéu. Rapidamente, eles se tornaram um dos maiores expoentes da enologia uruguaia, com vinhedos nas áreas de Melilla (Montevidéu), Las Violetas (Canelones), Pan de Azúcar (Maldonado), e mais recentemente no Cerro Las Espinas. O estilo de grande pureza e intensidade de fruta, aliadas à concentração e taninos finamente polidos, encantou consumidores e críticos. Vários de seus vinhos, como o Riesling, Chardonnay, Merlot, Albariño e Tannat, costumam ser apontados como os melhores do país pelo Guia Descorchados.
Em seu recente relatório anual, o Master of Wine Tim Atkin escolheu o Monte Vide Eu como o melhor tinto uruguaio e Eduardo Boido, como o enólogo do ano. O Monte Vide Eu é um dos maiores símbolos do vinho sul americano. Exibe grande riqueza aromática de frutos negros, ervas, menta e especiarias variadas (baunilha, canela). Encorpado, austero, porém equilibrado, com bela acidez que aporta equilíbrio e elegância. Sempre um grande vinho!
Tipo: Vinho tinto seco
País: Uruguai
Região: Canelones e Montevideo, Uruguai
Produtor: Bouza
Uvas: 50% Tannat, 30% Merlot, 20% Tempranillo
Safra: 2020
Estimativa de guarda: 12 anos
Maturação: As variedades são colhidas separadamente, no ponto ótimo de maturação, com seleção de grãos. Desengace e vinificação em inox, a 26°C, com remontagens e pigeages diários. Trasfega para barricas de carvalho francês e americano, onde cada variedade amadurece separadamente, durante 9 a 16 meses, dependendo da parcela. Blend, estabilização, engarrafamento.
Característica do clima: Marítimo moderado, com estações bem definidas e forte influência do oceano e do Rio de la Plata. Verões secos e ensolarados, invernos chuvosos e frios.
Grau alcoólico: 15,5%
Temperatura ideal para consumo: 18°C, decantar previamente por uma hora
Visual: De coloração rubi intensa
Aromas: Exibe grande riqueza aromática de frutos negros, ervas, menta e especiarias variadas (baunilha, canela)
Paladar: Encorpado, austero, porém equilibrado, com bela acidez que aporta equilíbrio e elegância.
Harmonização: Carnes de longo cozimento: rabada, ossobuco, servidas com polenta cremosa; cassoulet; costela de boi assada ou ensopada; queijos duros maturados.
- Marca: Bouza
- Estilo: Vinho Tinto Seco
- Produtor: Bouza
- Uva: Blend
- País: Uruguai
- Região: Canelones
- Safra: 2020
- Fechamento: Rolha
- Volume: 750ml
- Idade: Adulto