Vinho Tinto Pêra-Manca Safra 2018 Lançamento
Simulador de Frete
- Calcular freteLANÇAMENTO
Fundação Eugénio de Almeida - Cartuxa
A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição de direito privado e utilidade pública, sediada em Évora, no Alentejo (Portugal). Os seus estatutos foram redigidos pelo próprio fundador, Vasco Maria Eugénio de Almeida, Conde de Villalva, no ano de sua fundação, em 1963. A missão institucional da Fundação concretiza-se nos domínios cultural, educativo, assistencial, social e espiritual, visando o desenvolvimento e elevação da região de Évora.
O Vinho Tinto Pêra-Manca é produzido a partir das castas Trincadeira e Aragonez, sendo encorpado, complexo e elegante, com aroma a passas de frutos e essências das madeiras de estágio. Devido à grande qualidade dos taninos e madeiras utilizadas, estes são vinhos que apresentam grande longevidade, necessitando de algum tempo para revelar todo o seu potencial. O Pêra-Manca foi produzido pela primeira vez pela Fundação Eugénio de Almeida em 1990. O Pêra-Manca foi o vinho eleito para selar o encontro entre Pedro Álvares Cabral e os Indígenas, na sua chegada ao Brasil em 1500. A sua história remonta à Idade Média e o seu nome inspira-se no terreno onde estavam localizados os vinhedos que davam origem ao vinho, um barranco com pedras soltas. Dizia-se, na época, que as pedras balançavam, mancavam e, por isso, eram "pedras mancas".
*Acompanha Caixa Individual de Madeira
Tipo: Tinto
Região: Alentejo
País: Portugal
Safra: 2018
Enólogo: Pedro Baptista
Teor alcoólico: 15,5%
Uva: Trincadeira e Aragonêz
Elaboração: Produzido a partir das castas Aragonez e Trincadeira, cuidadosamente colhidas e selecionadas. As uvas são provenientes de talhões elegidos nas vinhas com mais de 30 anos, nos quais a maturação ocorre suavemente, sem stress hídrico exagerado, mantendo as potencialidades aromáticas e de extrato próprio das castas. Ao atingirem o estado de maturação ideal, as uvas são colhidas e transportadas para a adega, onde se inicia o processo tecnológico, com desengace total, criteriosa escolha óptica e ligeiro esmagamento. A fermentação ocorre em balseiros de carvalho francês com temperatura controlada, seguida de maceração pósfermentativa prolongada. Estágio de dezoito meses em tonéis de carvalho francês, a que se seguiu estágio em garrafa nas caves do Mosteiro da Cartuxa. Este vinho não foi submetido a estabilização tartárica.
Temp. de serviço: 16°C a 18ºC
Visual: Cor granada
Aroma: Intenso e complexo, com notas de ameixa seca e morangos maduros. Revela ainda notas balsâmicas e especiadas, assim como alcaçuz, esteva e folha de tabaco.
Paladar: Impressiona pelo forte frescor, sendo elegante e muito concentrado.
Harmonização: Carnes vermelhas, caça, frios e embutidos
- Marca: Pêra-Manca
- Estilo: Vinho Tinto Seco
- Produtor: Cartuxa
- Uva: Blend
- País: Portugal
- Região: Alentejo
- Safra: 2018
- Graduação alcoólica: 14,5%
- Fechamento: Rolha
- Volume: 750ml
- Idade: Adulto