Vinho Tinto Casa Ferreirinha Vinha Grande
ou
A história da Casa Ferreirinha está indissociavelmente ligada a Dona Antónia Adelaide Ferreira, nascida em 1811, na região do vale do Douro. Dona Antónia criou novas extensões de vinhas, aumentou a produção de vinhos velhos da empresa e contribuiu para melhorar as vidas das famílias locais, fundando escolas, creches e hospitais. Tal era a afeição da população, que lhe chamavam, carinhosamente, de “Ferreirinha”. Após décadas de sucesso na produção de vinhos do Porto, a Casa Ferreirinha passou a apostar em vinhos não fortificados com elevado potencial de envelhecimento, selecionando as melhores uvas do Douro Superior, dando à luz vinhos magníficos, como o icônico Barca Velha, em 1952. Além deste, a Casa Ferreirinha conta com vinhos premiados em nível internacional, como Esteva, Papa Figos, Vinha Grande, Callabriga, Quinta da Leda e Reserva Especial.
Tipo: Tinto seco
Produtor: Casa Ferreirinha
Região: Douro
País: Portugal
Uva: 42% Touriga Franca, 30% Touriga Nacional, 22% Tinta Roriz, 6% Tinta Barroca
Teor Alcoólico: 14%
Envelhecimento: O mosto é transferido para cubas de inox nas quais acontece a fermentação alcoólica. O vinho matura em barricas usadas de carvalho francês durante um período de 12 meses.
Temperatura de serviço: 16 a 18°C
Visual: De cor rubi com nuances violeta
Aroma: Seu aroma remete a frutos vermelhos e pretos combinados a notas de aspargos e alcachofras. Exibe também pimenta e a noz moscada, além de uma madeira bem integrada.
Paladar: Na boca, tem um ataque volumoso, acidez viva e equilibrada, taninos polidos, notas de frutos pretos e um final longo e harmonioso.
Harmonização: Estruturado e aromático, o Vinha Grande pode se encaixar bem a carnes suínas e aves assadas, massas recheadas e com molho de carne. Delicioso também com um Escondidinho de Carne Seca.
- Marca: Casa Ferreirinha
- Estilo: Vinho Tinto Seco
- Produtor: Casa Ferreirinha
- Uva: Blend
- País: Portugal
- Região: Douro
- Fechamento: Rolha
- Volume: 750ml
- Idade: Adulto