Vinho Tinto Cartuxa Reserva
ou
Fundação Eugénio de Almeida - Cartuxa
A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição de direito privado e utilidade pública, sediada em Évora, no Alentejo (Portugal). Os seus estatutos foram redigidos pelo próprio fundador, Vasco Maria Eugénio de Almeida, Conde de Villalva, no ano de sua fundação, em 1963. A missão institucional da Fundação concretiza-se nos domínios cultural, educativo, assistencial, social e espiritual, visando o desenvolvimento e elevação da região de Évora.
Este vinho associa a sua qualidade ao nome dos monges Cartuxos que, entre 1598 e 2019, levaram uma vida solitária de oração no Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli. Tem por base as castas mais comuns do Alentejo: Trincadeira, Aragonez, Alfrocheiro, Periquita, Moreto e Tinta Caiada. Com estágio em madeira de carvalho, é um vinho com boa estrutura, elegante e que combina os aromas das castas utilizadas a um sabor persistente e complexo. Foi produzido pela primeira vez em 1987.
Premiações:
2016 - 93 pontos Revista Adega
2015 - 92 pontos Robert Parker
2014 - 91 pontos Robert Parker
2013 - 91 pontos Wine Enthusiast
Tipo: Tinto seco
Região: Alentejo
País: Portugal
Safra: 2016
Enólogo: Pedro Baptista
Teor alcoólico: 15,5%
Uva: Alicante Bouschet, Aragonez
Elaboração: As uvas são fermentadas separadamente, em cubas de inox, à temperatura de 27ºC, a que se segue maceração de 15 dias. Estagiou durante 15 meses em barricas de carvalho francês e 15 meses em garrafa.
Temp. de serviço: 16°C a 18ºC
Visual: Cor granada
Aroma: Amplo, com profundidade e elegância, num estilo arredondado e harmonioso.
Paladar: Um vinho Alentejano, fiel às origens, com um toque de modernidade. Macio, envolvente, afinado, polido, acetinado e muito prazeroso.
Harmonização: Carnes vermelhas, massa com molho vermelho, queijos curados, linguiças e embutidos.
- Marca: Cartuxa
- Estilo: Vinho Tinto Seco
- Produtor: Cartuxa
- Uva: Blend
- País: Portugal
- Região: Alentejo
- Fechamento: Rolha
- Volume: 750ml
- Idade: Adulto